Seguidores

setembro 21, 2013

.Qual o plural de PALAVRA-CHAVE?

Imagem encontrada AQUI.
 
Sempre optei, de forma instintiva, pelo plural palavras-chave. A resposta do Ciberdúvidas, que passo a transcrever, põe em causa a opção:
"Quanto ao plural das palavras compostas por justaposição do tipo de palavra-chave, não há consenso. Costuma-se dizer que, de modo geral, ambos os elementos vão para o plural. Eu raciocino assim: cada uma das tais palavras é uma chave. E cada uma das tais chaves é uma palavra. Considerando assim, duas daquelas palavras são duas chaves, e duas daquelas chaves são duas palavras. Em conclusão: o plural de palavra-chave é palavras-chaves e não palavras-chave. Este plural parece não ter lógica."
(In http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=3776).

Assunto encerrado? Nem pensar!
Lance uma pesquisa no VOP (Vocabulário Ortográfico do Português), no Portal da Língua Portuguesa, em www.portaldalinguaportuguesa.org, e no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da Academia Brasileira de Letras, em www.academia.org.br, e obterá a seguinte informação:

palavra-chave - nome feminino

singular palavra-chave
plural palavras-chave / palavras-chaves

Conclusão: pode dizer palavras-chave e palavras-chaves.

Abraço.
AP

6 comentários:

  1. Eu institivamente vou para as palavras-chaves pq o normal e regra em tuga é pluralizar nesses casos.
    - Mont.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. roberto travassos vieira26 de novembro de 2014 às 18:42

      Há excelentes professores e autores que aconselham a ida para o plural de palavras compostas por dois substantivos. Opto por essa forma, embora reconhecendo ser controversa a matéria.

      Eliminar
    2. As duas formas são corretas,mas vamos pela regra ortográfica ,palavra e chave são substantivos,flexionamos os dois,estranho, controverso, porém mais correto que palavras- chave!

      Eliminar
  2. Palavras-chaves (BR)
    Palavras-chave (PT)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O plural pode ser palavras-chave e palavras-chaves. Basta consultar os órgãos oficiais da língua portuguesa dos dois lados do Atlãntico: Portal da Língua Portuguesa (PT) e Academia Brasileira de Letras (BR).
      Cptos.

      Eliminar