Seguidores

março 04, 2013

.Qual a origem da palavra SALÁRIO?

Imagem encontrada AQUI.

A história desta palavra (vinda do latim  salarĭu-) é muito interessante. O sentido «soldo para comprar sal” advém do facto de, no Império Romano, os soldados serem pagos com… sal.
Modernamente considerado um produto comum e de baixo preço, nem sempre foi assim.
Na Antiguidade, era usado em cerimónias religiosas e oferecido aos deuses. Indispensável no processo de embalsamamento dos corpos, no Egito, foi, em várias culturas, usado como elemento purificador.
Na atualidade, apesar de banal nas sociedades ditas desenvolvidas, o sal continua a ter um valor efetivo fora da cozinha. Alguns exemplos: espanta os maus espíritos (Marrocos); simboliza a amizade a hospitalidade (gregos, hebreus e árabes); sela contratos (Médio Oriente); protege as crianças (países nórdicos); purifica (Japão).
São múltiplas as mezinhas e crenças populares com base no sal. Escolhi uma que me parece particularmente interessante.
                                                                O Poder Afrodisíaco do Sal
Poder afrodisíaco do sal? Certos povos antigos atribuíram ao sal poderes afrodisíacos e acreditavam que sua carência reduzia a potência sexual dos homens.
Uma gravura satírica francesa do séc. XVI mostra diversas mulheres debruçadas sobre maridos sem calças e aprisionados em barris, que elas esfregam vigorosamente com sal nas suas partes íntimas.

Aconselho moderação, pois não encontrei provas de que o procedimento resulte…

Abraço bem temperado!
AP
Fonte consultada: AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário