Seguidores

março 10, 2013

.os media, os média ou os mídia?

A.   Sempre escrevi e ensinei os media, pronunciado com o “e” aberto, como se lá houvesse um acento agudo.
B.   Vários dicionários registam as formas média e media.
C. Os nossos irmãos brasileiros, com sentido prático, criaram os mídia. Nos dicionários de português do Brasil, também encontrei media, sempre sem acento, mas tenho a perceção de que o termo que costumam utilizar é mesmo mídia.

D.   CONCLUSÕES:
1. Não há fundamento para o uso, em Portugal, de mídia, uma vez que é uma palavra confinada ao Brasil.
2. Considerando a diversidade de perspetivas das fontes, parece-me que tanto média como media são opções corretas. Continuo a preferir media, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que não regista média, ou o Ciberdúvidas. Transcrevo, com a devida vénia, um extrato de uma resposta dada a um consulente:
Mesmo quem diga media, acentuando o e e com valor de plural, não pode usar o acento gráfico, porque está a usar um plural neutro latino, media, cujo singular é medĭu-, «meio». A pronúncia “mídia” é a imitação da que lhe dão os ingleses. F. V. P. da Fonseca:: 15/06/2007


Revisão da matéria:
Portugal: media e o não consensual média
Brasil: mídia
Bom resto de domingo!
ProfAP
P.s.: Para informações com mais detalhes sobre este assunto, clique AQUI.

Imagem encontrada AQUI.

6 comentários:

  1. Aqui, devíamos fazer como os Franceses, ou pelo menos como Jean d'Ormesson, e escrever: os médias, o média, - aportuguesando completamente.
    Eu assim farei.
    - Montexto

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho, vim retribuir a sua visita e já estou te seguindo!
    Meu nome de seguidora é Cristiane Reis
    Blog Ensinar é Aprender

    ResponderEliminar
  3. No Brasil se usa 'mídia' para se referir ao q em Portugal se chama comunicação social ( A mídia no Brasil faz papel de partido político). Mas tb é termo de muita utilização no jargão publicitário ( Estou em dúvida se aplico a verba para veiculação das Lojas Bahia apenas na mídia jornal ou nas mídias rádio e TV). Nas agências de publicidade tb existe o mídia, profissional q tenta fazer render ao máximo o dinheiro do cliente usando os horários e as mídias mais adequadas ao seu produto. Portanto no Brasil temos A mídia (comunicação social), As mídias (rádio, TV etc), O mídia (profissional de publicidade), OS mídias (plural de o mídia). Porém não temos, não usamos OS mídia no singular, assim como tb (caso parecido creio) no Brasil não se usa dizer os Yes, os Rolling Stones (usamos a banda ou grupo Yes ou Rolling Stone).

    ResponderEliminar
  4. Isso é passo dado a frente (ou para trás) que não tem retorno. Escolheram uma palavra que resumisse uma situação e agora fica essa confusão.
    Aqui no Brasil, há tempos (e hoje não se escuta mais) usáva-se a expressão "estar fazendo média com alguém" ou seja, está tentando convencer alguém ou ficar ao seu lado (intelectualmente, politicamente, emocionalmente etc.) fazendo uso de elogios (falsos ou não),concordâncias ou outros "meios" de comunicação para atingir um objetivo pessoal, ou coletivo´.
    Se parásseos de importar neologismos e criássemos os nossos, ou aproveitássemos os nossos, não haveria tanta confusão.
    Mídia, media, média refere-se simplesmente a meios de comunicação. Se meio de comunicação é mais longo que mídia, ´que importa isso? Porque no Inglês fala-se mais rápido? E daí? Estão pouco se lixando com a nossa língua, por que devemos nos importar com a deles?
    Nossa língua é talvez, a mais fácil de se aprender para " coloquiar" e seria mais fácil ainda se parassem de tanto tentarem mudá-la (pesquizem sobre o absurdo Preconceito L)inguístico aqui no Brasil.
    A Última Flor do Lácio é considerada uma das mais belas línguas, só não reconhecida pelo próprio povo que a fala.
    Camões, Fernando Pessoa, Euclides da Cunha e tantos outros devem se virar na cova com tantas mudanças que só enfeiam a nossa língua.
    PRECONCEITO LINGUÍSTICO: https://www.youtube.com/watch?v=BDSygoCbe0M
    Ler, Falar e Entender uma Lingua Estrangeira: https://www.youtube.com/watch?v=Qce77uIFwP0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas "media" vem do latim. O inglês é apenas o intermediário...

      Eliminar