Seguidores

fevereiro 28, 2013

.leucémia ou leucemia?

Imagem encontrada AQUI.
 
Embora um bom número de termos de origem grega tenham dado entrada na língua portuguesa como palavras proparoxítonas (esdrúxulas), como, por exemplo, protótipo, estereótipo e logótipo, leucemia não é uma delas. É frequente ouvirmos dizer “leucémia” (sobretudo aos médicos), o que poderá advir de uma contaminação da pronúncia em inglês (“leukímia”).
Em Portugal como no Brasil, a única forma correta é leucemia.
(Do grego leukós, «branco» +haĩma, «sangue» +-ia)
Abraço.
AP

P.s. Depois de ter publicado a mensagem, o leitor Fernando Ribeiro deixou esta informação na caixa de comentários: "A pronúncia usada pelos médicos varia consoante a Faculdade de Medicina que frequentaram. Os médicos formados no Porto e, parece-me, também em Coimbra pronunciam leucemía; os que se formaram em Lisboa pronunciam leucémia. O mesmo se passa relativamente a outras palavras de origem grega."



4 comentários:

  1. A pronúncia usada pelos médicos varia consoante a Faculdade de Medicina que frequentaram. Os médicos formados no Porto e, parece-me, também em Coimbra pronunciam leucemía; os que se formaram em Lisboa pronunciam leucémia. O mesmo se passa relativamente a outras palavras de origem grega.

    ResponderEliminar
  2. Já estava a ficar preocupado com tanta uniformidade. Assim, já reconheço a minha gente.
    - Mont.

    ResponderEliminar